PUBLICIDADE
Quinta-feira, dia 10 de Julho de 2014
SEJA BEM VINDO À RÁDIO MUCURI AM 1.320 - TEÓFILO OTONI/MG
CONHEÇA TEÓFILO OTONI
TEóFILO OTONI

Localizado no nordeste do estado, conta com aproximadamente 135 mil habitantes numa área de mais de 3.242 quilômetros quadrados. Situado no nordeste de Minas, na Mesorregião do Vale do Mucuri, o município é considerado o centro macro-regional. Com topografia montanhosa, a sede municipal está a 349 m de altitude. Distante da capital do estado 446 km é uma das maiores e principais cidades do estado mineiro.

História

Com as terras originalmente ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas, a história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, em 1849, iniciou a colonização do Vale do Mucuri, a partir de 1852. Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima, considerada o berço da democracia nas Américas.

Colonização

Teófilo Otoni possui uma diversificada etnia, além de negros e índios (nativos da região), é visivelmente marcada por descendentes de colonizadores europeus: portugueses, italianos, espanhóis (estes em menor número), e com maior predominância destacam-se famílias de descendência alemã. Pode-se constatar isto através da verificação de alguns traços e marcos deixados na cidade como: a Praça Germânica, a Igreja Evangélica Luterana, A Igreja de Confissão Luterana e o seu cemitério, festas típicas, dentre outros. Infelizmente devido à perseguição e discriminação sofridas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) muitas famílias alemãs,lamentavelmente, foram perdendo ao longo do tempo, muito da sua riquíssima cultura. Embora tenha ocorrido esse fato, existem ainda alguns descendentes alemães que falam o idioma, bem como organizaram a partir de 2008 a ACDATO, associação que congrega os descendentes de alemães em Teófilo Otoni, com o intuito de resgatar e perpetuar a cultura e memória dos seus antepassados. Há também, além dos imigrantes europeus, os imigrantes asiáticos como os chineses e sírio-libaneses que, assim como os judeus, se destacam por serem responsáveis pelos rumos e expansão do comércio local.

Comércio

Dispondo de um comércio diversificado e movimentado, Téofilo Otoni se destaca no setor de serviços, sendo a capital mundial das pedras preciosas. A cidade conta com lojas de vários segmentos, além de um centro comercial, o City Shopping Teófilo Otoni. O comércio agrícola se mantém forte, pelo fato da cidade contar com grandes bairros da zona rural como Lajinha, Cedro, Cabeceira de São Pedro, Alto São Jacinto e demais localidades que são responsáveis pela expansão da agropecuária da região.

Geografia

A cidade está localizada no nordeste mineiro, na Mesorregião do Vale do Mucuri, que abriga cerca de 133 mil habitantes (Cidade), e 370 mil habitantes somados a municípios pertencentes à Teofilo Otoni. O município é cortado pelo Rio Todos os Santos, que têm cerca de 300 km de extensão. O clima é tropical com invernos frios e secos, e verões quentes e chuvosos, a temperatura média da cidade é de cerca de 23 graus nos meses de outubro a março.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a temperatura mínima registrada em Teófilo Otoni foi de 3,5ºC, ocorrida no dia 17 de julho de 2000. Já a máxima foi de 39,5ºC, observada dia 4 de novembro de 2007. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 142,4 mm, em 2 de novembro de 1975.[6]

Turismo

Teófilo Otoni tem uma grande representatividade turística para o nordeste mineiro, sendo berço de eventos culturais importantes, e palco de construções históricas.

FIPP

A Feira Internacional de Pedras Preciosas atrai investidores, consumidores e curiosos de todas as regiões do Brasil e de diversas partes do mundo a fim de conhecer a imensa variedade de pedras preciosas que são extraídas e lapidadas na região.

Educação

Teófilo Otoni se inscreve no cenário mineiro como um pólo universitário suas pricipais instituições de ensino superior são:

§  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus Teófilo Otoni

§  Fundação Educacional do Nordeste Mineiro - FENORD

§  Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

§  Faculdades Doctum

§  UNEC

Esporte

O município possui 1 time de futebol profissional registrados na FMF/CBF:

FOTOS DA CIDADE
Vista do alto

Vista do alto

Catedral

Catedral

Praça Tiradentes

Praça Tiradentes

Praça Germânica

Praça Germânica

Praça Tiradentes

Praça Tiradentes

Praça Germânica

Praça Germânica

Bahia-Minas / Puchichá

Bahia-Minas / Puchichá

Produzido pela: Miraline