Localizado no nordeste do estado, conta com aproximadamente 135 mil habitantes numa área de mais de 3.242 quilômetros quadrados. Situado no nordeste de Minas, na Mesorregião do Vale do Mucuri, o município é considerado o centro macro-regional. Com topografia montanhosa, a sede municipal está a 349 m de altitude. Distante da capital do estado 446 km é uma das maiores e principais cidades do estado mineiro.
História
Com as terras originalmente ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas, a história do município liga-se à história de seu fundador, Theophilo Benedicto Ottoni, que, após renunciar ao seu mandato de deputado, em 1849, iniciou a colonização do Vale do Mucuri, a partir de 1852. Para marcar o encontro das duas grandes expedições que partiram em direções diversas, foi fundado, em 1853, o núcleo pioneiro, à margem do rio Todos os Santos, denominado Filadélfia, em homenagem à cidade homônima, considerada o berço da democracia nas Américas.
Colonização
Teófilo Otoni possui uma diversificada etnia, além de negros e índios (nativos da região), é visivelmente marcada por descendentes de colonizadores europeus: portugueses, italianos, espanhóis (estes em menor número), e com maior predominância destacam-se famílias de descendência alemã. Pode-se constatar isto através da verificação de alguns traços e marcos deixados na cidade como: a Praça Germânica, a Igreja Evangélica Luterana, A Igreja de Confissão Luterana e o seu cemitério, festas típicas, dentre outros. Infelizmente devido à perseguição e discriminação sofridas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) muitas famílias alemãs,lamentavelmente, foram perdendo ao longo do tempo, muito da sua riquíssima cultura. Embora tenha ocorrido esse fato, existem ainda alguns descendentes alemães que falam o idioma, bem como organizaram a partir de 2008 a ACDATO, associação que congrega os descendentes de alemães em Teófilo Otoni, com o intuito de resgatar e perpetuar a cultura e memória dos seus antepassados. Há também, além dos imigrantes europeus, os imigrantes asiáticos como os chineses e sírio-libaneses que, assim como os judeus, se destacam por serem responsáveis pelos rumos e expansão do comércio local.
Comércio
Dispondo de um comércio diversificado e movimentado, Téofilo Otoni se destaca no setor de serviços, sendo a capital mundial das pedras preciosas. A cidade conta com lojas de vários segmentos, além de um centro comercial, o City Shopping Teófilo Otoni. O comércio agrícola se mantém forte, pelo fato da cidade contar com grandes bairros da zona rural como Lajinha, Cedro, Cabeceira de São Pedro, Alto São Jacinto e demais localidades que são responsáveis pela expansão da agropecuária da região.
Geografia
A cidade está localizada no nordeste mineiro, na Mesorregião do Vale do Mucuri, que abriga cerca de 133 mil habitantes (Cidade), e 370 mil habitantes somados a municípios pertencentes à Teofilo Otoni. O município é cortado pelo Rio Todos os Santos, que têm cerca de 300 km de extensão. O clima é tropical com invernos frios e secos, e verões quentes e chuvosos, a temperatura média da cidade é de cerca de 23 graus nos meses de outubro a março.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a temperatura mínima registrada em Teófilo Otoni foi de 3,5ºC, ocorrida no dia 17 de julho de 2000. Já a máxima foi de 39,5ºC, observada dia 4 de novembro de 2007. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 142,4 mm, em 2 de novembro de 1975.[6]
Turismo
Teófilo Otoni tem uma grande representatividade turística para o nordeste mineiro, sendo berço de eventos culturais importantes, e palco de construções históricas.
FIPP
A Feira Internacional de Pedras Preciosas atrai investidores, consumidores e curiosos de todas as regiões do Brasil e de diversas partes do mundo a fim de conhecer a imensa variedade de pedras preciosas que são extraídas e lapidadas na região.
Educação
Teófilo Otoni se inscreve no cenário mineiro como um pólo universitário suas pricipais instituições de ensino superior são:
§ Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus Teófilo Otoni
§ Fundação Educacional do Nordeste Mineiro - FENORD
§ Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
§ UNEC
Esporte
O município possui 1 time de futebol profissional registrados na FMF/CBF: