PUBLICIDADE
Terça-feira, dia 12 de Dezembro de 2017
SEJA BEM VINDO À RÁDIO MUCURI AM 1.320 - TEÓFILO OTONI/MG
NOTÍCIAS - Entretenimento
20/07/2015
Parada do Orgulho LGBT promove ações culturais e educativas em BH

Tema do evento foi “18 anos colorindo as ruas e garantindo direitos”.
Marcha teve início na Praça da Estação e seguiu até a Savassi.                              Em clima de celebração, milhares de pessoas compareceram à 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT neste domingo (19), em Belo Horizonte. O evento é um ato político e cultural realizado anualmente na cidade com o objetivo de dar visibilidade à luta por direitos do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A concentração para a marcha começou às 12h, na Praça da Estação, com shows e performances relacionadas ao universo LGBT. Por volta das 17h, os participantes iniciaram o trajeto, subindo a Rua da Bahia até a Avenida Afonso Pena para, em seguida, caminharem até o cruzamento com a Rua Professor Moraes. O encerramento estava previsto para às 21h.

Segundo o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), organizador do evento, cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes na parada. A estimativa da Polícia Militar (PM) aponta para 18 mil.

Durante o percurso, agentes da BHTrans, da PM e da Guarda Municipal acompanharam os participantes e realizaram intervenções no trânsito, sinalizando os desvios com faixas e orientando os motoristas. Até às 18h30, a PM não registrava ocorrências.                                   “Vivemos em um cenário de retrocesso e é importante pararmos para avaliar nossas atitudes e como trabalhar para garantir direitos”, defende o coordenador da Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte, Thiago Costa.

Além da marcha pelo Centro da cidade, o Cellos-MG promoveu, durante os meses de junho e julho, a primeira edição da Jornada pela Cidadania LGBT de Belo Horizonte, uma série de palestras, seminários, mostras e festas com o objetivo de refletir e conscientizar sobre a atual situação dessa população na sociedade brasileira.